" SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS"
Quem não se recorda desse belíssimo filme?! "Sociedade dos Poetas Mortos; nele, R. William, mostra um grupo de gorotos "envelhecidos", dentro de uma instituição de ensino fechada, com padrões de comportamneto rígido; ninguém tinha iniciativa para nada! Assim lhes foi ensinado: não podia transgredir normas; tudo estava pré-estabelecido.
Vi este filme, quando fiz Psicologia da Educação, com a prof. Alba Cristiane; o filme nos fez enxergar, que a educação é pensada pela sociedade; os filhos, os jovens são maldados de acordo com os padrões sociais, para assim, não darem trabalho, não aprenderem a questionar e, não darem trabalho aos adultos.
Vimos também nessa mesma época, outro filme: " O Sorriso de Monalisa", também bastante questionador; não me recordo o autor/cineasta, mas é na mesma linha questionadora.
E "Uma Babá Quase Perfeita", quem consegue esquecer? Filme alegre, cômico, a gente chora de sorrir! É lindo! Um colega e amigo, Fábio Neto, me lembrou hoje de outro filme de Robim: "Bom dia Vietnã"; este não conheço; lamentavelmente!
Dizem que o homem se perpetua em suas obras; assim sendo, Robim William, presente nas nossas vidas, nas nossas memórias/lembranças.
Também, o trabalho dele, "Pate Adans", algo voltado para o acompanhamento de doentes em hospitais; foi feito o livro, muito bonito. Willians, deixará sem dúvida, para a humanidade, uma herança inestimável! Que ele seja feliz onde estiver!